Técnico em Secretaria Escolar

Sobre o Curso

As crescentes necessidades de profissionalização da área de secretaria escolar, veio principalmente com a evolução da informática e utilização de sistemas de gestão integrados para escolas, entidades de ensino, cursos livres e áreas de treinamento para empresa. Um novo perfil profissional tem se formado para esse importante mercado de trabalho, seja na esfera pública, quanto privada.

O Técnico em Secretaria Escolar será habilitado para:

  • Assessorar os gestores escolares e suas equipes, aplicando as técnicas secretariais em atividades de operacionalização administrativas/financeiras e pedagógicas.
  • Intermediar os relacionamentos internos e externos, visando a metas e objetivos das partes interessadas (Diretoria Escolar, Docentes, Discentes, Órgãos Educacionais, Pais de Alunos, Fornecedores, Prestadores de Serviços).
  • Administrar, triar, manusear, armazenar e preservar informações gerais, administrativas, financeiras e de legislação da instituição/escola, do corpo docente e discente, tanto físicas quanto digitais, bem como organizar os fluxos informacionais.
  • Gerar e elaborar documentos administrativos e pedagógicos da vida acadêmica dos alunos, como matrícula e processos de transferências, registro e controle de frequência, mapeamento do histórico escolar, tanto por meio físico quanto digital, atendendo às orientações da direção, seguindo a legislação em vigor e as exigências dos órgãos de regulação.
  • Realizar, de forma eficaz, a comunicação interna e externa.
  • Organizar eventos internos (reuniões, eventos educacionais, confraternizações).
  • Organizar e preparar viagens e/ou locomoção (na própria cidade/comunidade) referentes às atividades e demandas da instituição de ensino.
  • Atender aos alunos, aos professores/educadores, à equipe administrativa, aos dirigentes e líderes educacionais, aos pais, à comunidade e aos demais profissionais envolvidos no processo educacional, além de manter uma boa relação com eles.

Para atuação como Técnico em Secretaria Escolar, são fundamentais:

  • Conhecimentos e saberes relacionados às técnicas secretariais e da administração; às noções de estatística e matemática financeira, de planejamento estratégico; às técnicas de informática para utilizar sistema operacional, pacote office, plataformas online, aplicativos, equipamentos eletrônicos e de multimídias.
  • Habilidades de liderança.
  • Eficácia para atingir resultados e capacidade para apoiar a diretoria na concretização das atividades.
  • Ética para o cumprimento das exigências legais em território nacional.
  • Competência comunicativa em idioma nacional e estrangeiro ? oral e escrita, para elaboração de textos educacionais e corporativos.
  • Noções sobre inteligência emocional para administrar as emoções e alcançar os objetivos.
  • Capacidade de auto-organização, atuação com imprevistos e proposição de soluções.
  • Capacidade para o trabalho colaborativo e em equipe, para a comunicação e a mediação de conflitos.

Campo de Atuação

Locais e ambientes de trabalho:

  • Secretaria e administração escolar.
  • Instituições de ensino, órgãos de sistemas e redes de ensino.
  • Centros de capacitação de pessoal em instituições públicas e privadas.
  • Órgãos reguladores e organizações não governamentais que atendam a diferentes níveis e modalidades de educação.

DIPLOMA RECONHECIDO PELO MEC, AUTORIZADO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONFORME PORTARIA 1618/2022.


Sobre o Curso
  • POLO
    INAP

  • TIPO DE FORMAÇÃO
    Técnico

  • MODALIDADE
    EAD

  • CARGA HORÁRIA
    800 horas

  • VALOR
    DIRETO COM O CONSULTOR

  • MATERIAL DIDÁTICO
    Material didático online disponibilizado em nosso AVA.

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