Técnico em Secretaria Escolar
Sobre o Curso
As crescentes necessidades de profissionalização da área de
secretaria escolar, veio principalmente com a evolução da informática e
utilização de sistemas de gestão integrados para escolas, entidades de
ensino, cursos livres e áreas de treinamento para empresa. Um novo
perfil profissional tem se formado para esse importante mercado de
trabalho, seja na esfera pública, quanto privada.
O Técnico em Secretaria Escolar será habilitado para:
- Assessorar os gestores escolares e suas equipes, aplicando as
técnicas secretariais em atividades de operacionalização
administrativas/financeiras e pedagógicas.
- Intermediar os relacionamentos internos e externos, visando a metas e
objetivos das partes interessadas (Diretoria Escolar, Docentes,
Discentes, Órgãos Educacionais, Pais de Alunos, Fornecedores,
Prestadores de Serviços).
- Administrar, triar, manusear, armazenar e preservar informações
gerais, administrativas, financeiras e de legislação da
instituição/escola, do corpo docente e discente, tanto físicas quanto
digitais, bem como organizar os fluxos informacionais.
- Gerar e elaborar documentos administrativos e pedagógicos da vida
acadêmica dos alunos, como matrícula e processos de transferências,
registro e controle de frequência, mapeamento do histórico escolar,
tanto por meio físico quanto digital, atendendo às orientações da
direção, seguindo a legislação em vigor e as exigências dos órgãos de
regulação.
- Realizar, de forma eficaz, a comunicação interna e externa.
- Organizar eventos internos (reuniões, eventos educacionais, confraternizações).
- Organizar e preparar viagens e/ou locomoção (na própria
cidade/comunidade) referentes às atividades e demandas da instituição de
ensino.
- Atender aos alunos, aos professores/educadores, à equipe
administrativa, aos dirigentes e líderes educacionais, aos pais, à
comunidade e aos demais profissionais envolvidos no processo
educacional, além de manter uma boa relação com eles.
Para atuação como Técnico em Secretaria Escolar, são fundamentais:
- Conhecimentos e saberes relacionados às técnicas secretariais e da
administração; às noções de estatística e matemática financeira, de
planejamento estratégico; às técnicas de informática para utilizar
sistema operacional, pacote office, plataformas online, aplicativos,
equipamentos eletrônicos e de multimídias.
- Habilidades de liderança.
- Eficácia para atingir resultados e capacidade para apoiar a diretoria na concretização das atividades.
- Ética para o cumprimento das exigências legais em território nacional.
- Competência comunicativa em idioma nacional e estrangeiro ? oral e
escrita, para elaboração de textos educacionais e corporativos.
- Noções sobre inteligência emocional para administrar as emoções e alcançar os objetivos.
- Capacidade de auto-organização, atuação com imprevistos e proposição de soluções.
- Capacidade para o trabalho colaborativo e em equipe, para a comunicação e a mediação de conflitos.
Campo de Atuação
Locais e ambientes de trabalho:
- Secretaria e administração escolar.
- Instituições de ensino, órgãos de sistemas e redes de ensino.
- Centros de capacitação de pessoal em instituições públicas e privadas.
- Órgãos reguladores e organizações não governamentais que atendam a diferentes níveis e modalidades de educação.
DIPLOMA RECONHECIDO PELO MEC, AUTORIZADO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONFORME PORTARIA 1618/2022.